Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ESTADO SOCIAL

respigos e reflexões sobre o território e a sociedade

Municípios Exportadores e Importadores

30.04.14

 

 

 

 

Fonte:Negócios online

 

Muito interessante o trabalho do Negócios online sobre os municípios exportadores, realizado pelo jornalista Bruno Simões com infografias de Rosa Castelo e Rui Santos.

 

Refere o Negócios que Lisboa é o concelho com maior valor de exportações dominando em todos os critérios (empresas, volume de exportações ou crescimento nos últimos dez anos) e que dos vinte concelhos mais exportadores quinze estão no Norte Litoral (no polígono Viana-Braga-Porto-Aveiro).

 

Contudo, olhando para o equlíbrio entre importações/exportações os resultados mostram outra realidade (Daniel Bessa lembrava isso recentemente numa das suas crónicas do Expresso). No caso de Lisboa realizando 7 mil milhões em exportações necessita de produzir 17 mil milhões em importações o que dá um balanço claramente negativo.

 

 

  Uma outra infografia mostra os municípios com maior saldo líquido entre importações e exportações. Grande parte deles está no Norte.

 

 

Uma última tabela enviada pelo jornalista Bruno Simões (a quem agradeço a simpatia) mostra o top 20 dos municípios importadores. Curiosamente, neste indicador a região de Lisboa domina com 4 no top5 e metade no top 20.

 

 

 

 

Não deveria haver alguma política pública que tirasse partido desta informação. Haverá?